Informativo: dezembro de 2020

São Paulo, 23 de dezembro de 2020.

COMUNICADO À COMUNIDADE ESCOLAR

Prezados alunos, pais, professores e comunidade escolar,

Primeiramente, gostaríamos de agradecer o esforço de cada um no cumprimento de um ano letivo atípico e difícil para todos. Com a sua ajuda, pudemos minimizar os efeitos do isolamento e conseguimos passar por 2020 com avanços significativos na aprendizagem de nossos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Vimos neste comunicado, ainda, expor a posição deste Colégio em relação ao decreto estadual nº 65.384, de 17 de dezembro de 2020, o qual dispõe sobre a retomada das aulas e atividades presenciais no contexto da pandemia de COVID-19.

O Olivetano, em seus mais de 66 anos de história, sempre baseou sua ação pedagógica em preceitos cristãos como a valorização da vida e o cuidado ao próximo e, portanto, preza pela segurança e integridade de sua comunidade escolar.

O decreto supracitado, anunciado no mesmo dia em que o país registra 1.054 mortes por Covid-19 em apenas 24 horas[1], autoriza o funcionamento dos estabelecimentos de ensino mesmo enquanto a classificação pandêmica do município estiver nas fases vermelha ou laranja, o que atualmente é proibido. Desta forma, estaríamos autorizados a funcionar na fase vermelha com 35% de alunos e na fase amarela com 70%; apenas na fase verde todos os alunos poderiam retornar presencialmente.

Nesse sentido, o ensino presencial, então, conviveria ainda com aulas on-line, num revezamento de alunos entre aulas presenciais e remotas, uma vez que estamos longe de atingir a fase verde e é grande a possibilidade que esse quadro se mantenha no início do ano letivo.

Considerando também a indefinição em relação à imunização da população, o aumento das taxas de contágio e da demanda por leitos de UTI, julgamos uma medida prudente e coerente ao projeto educacional do Colégio Olivetano a manutenção das aulas em formato 100% on-line, com aulas síncronas por meio da plataforma Microsoft Teams.

Vale ressaltar que, desde sua adoção em maio, essa ferramenta de ensino à distância tem se mostrado extremamente completa e eficaz e, somando toda a experiência adquirida durante este ano, poderemos, até que seja totalmente seguro o retorno, continuar ensinando com a qualidade e a excelência que são esperadas pelas famílias.

Aproveitamos o ensejo para informar, ainda:

• As famílias que não realizaram a rematrícula para o próximo ano letivo, pedimos a gentileza de que o façam o mais depressa possível, uma vez que há alta procura do público externo e não mais seguraremos vagas;
  • Já podem ser retirados na Secretaria os históricos escolares dos alunos concluintes do Ensino Fundamental (9º ano) e Ensino Médio (3º ano);
  • Nos dias 24, 25, 28 e 31 de dezembro de 2020 e 01 e 04 de janeiro de 2021 não haverá expediente no Colégio;
  • Nos demais dias, de segunda a sexta-feira, o atendimento será realizado das 8 às 18h.
  • O início do ano letivo de 2021 se dará em 26 de janeiro, à distância (on-line).

Por fim, evocamos aqui trecho de uma Catequese do Papa Francisco em 9 de setembro de 2020, chamada “Amor e bem comum”:

“A resposta cristã à pandemia e às consequentes crises socioeconômicas baseia-se no amor, antes de tudo, no amor de Deus que sempre nos precede (cf. 1 Jo 4, 19). Ele ama-nos primeiro, Ele precede-nos sempre no amor e nas soluções. Ele ama-nos incondicionalmente, e quando aceitamos este amor divino, então podemos responder de forma semelhante.”[2]

Papa Francisco

Certos de que o amor pauta essa nossa decisão, agradecemos, desde já, a compreensão de todos e colocamo-nos à disposição para sanar quaisquer dúvidas, questionamentos ou resolver casos específicos.

Um feliz e santo Natal a todos.

DOM BENTO PRESOTTO, OSB
Diretor

EDNA APARECIDA DE ARAÚJO
Coordenadora do Ens. Médio

SÔNIA MARIA ABDALLA
Coordenadora do Ens. Fund. II

TABATA MARTINEZ
Coordenadora do Ens. Fund. I

ADA FELIZARDO
Coordenadora da Ed. Infantil

SILVIA ESCUDEIRO VIEIRA
Coordenadora do Per. Integral

[1] G1 NOTÍCIAS. Brasil volta a superar mais de 1 mil mortes por Covid-19; 16 estados e o DF estão com tendência de alta. 17 dez. 2020. Disponível em: https://bityli.com/LIv57. Acesso em 19 dez. 2020.

[2] PAPA FRANCISCO. Amor e bem comum. 9 de setembro de 2020. Disponível em: www.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2020/documents/papa-francesco_20200909_udienza-generale.html. Acesso em 19 dez. 2020.