Assistência Social

Assistência Social

A ASSOCIAÇÃO DOS OLIVETANOS é organização sem fins lucrativos, de natureza religiosa, caráter confessional, cultural, educacional, beneficente e de assistência social.

Promove o acesso a Assistência Educacional e atendimento gratuito aos seus usuários.
Visa democratizar o acesso a educação de qualidade, o estimulo ao protagonismo e ao pleno desenvolvimento das potencialidades.

Igualmente proporciona condições para a construção e exercício da cidadania; a partir de uma personalidade transformadora autônoma solidária e responsável.

Serviço Social

Serviço Social do Colégio Olivetano

A educação é uma das mais importantes instituições sociais, compreender a importância da educação é muito importante nos dias atuais. Para esse fim, o Serviço Social do Colégio Olivetano tem por objetivos gerais viabilizar a promoção do acesso à comunidade escolar; o atendimento social visando o protagonismo e autonomia dos usuários, por meio de ações de proteção social.

O Serviço Social em conjunto com a educação tem como objetivo garantir o direito a todos, em cumprimentos com as leis da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e dos Adolescentes (ECA).

O trabalho desenvolvido pelo assistente social não se confunde ao dos educadores. Em que pese a dimensão socioeducativa de suas ações, sua inserção tem se dado no sentido de fortalecer as redes de sociabilidade e de acesso aos serviços sociais e dos processos sócio institucionais (ALMEIDA, 2000). Essa inserção destaca a referência escolar em compromisso com o projeto ético político da profissão, espera-se fazer ações concretas para fortalecer a sociedade em prol de uma educação que possibilite a sociedade crescimento humano.

Através do que foi exposto, destacamos a importância do Serviço Social na educação.

Objetivos específicos do Serviço Social do Colégio Olivetano

I. Ofertar ações de proteção social que viabilize a promoção do protagonismo, a participação cidadã e veicular o acesso a ações socioeducativa e de mobilização social para a construção de estratégias coletivas;

II. Estimular a difusão do protagonismo e da autonomia dos alunos e suas famílias, estruturado por ações de proteção social, além do acesso a vida escolar;

III. Atuação em grupos com foco no fortalecimento de vínculos e desenvolvimento de atitudes e habilidades para a inserção na vida escolar;

IV. Visa contemplar o aluno, estabelecido na abrangência territorial da comunidade local, pelo acesso e permanência na escola cuja premissa da instituição de Ensino está pautada em ofertar ensino de qualidade.

O Serviço Social do Colégio Olivetano promove o acesso e inclusão de crianças e adolescentes no “Programa de Bolsa de Estudos” organizando os procedimentos em atendimento às exigências de manutenção de Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).

O Serviço Social contribui com orientação técnica e atendimento social, sempre que solicitado, frente a casos que envolvam questões disciplinares e de proteção estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), comunicando órgãos de proteção em situações de maus tratos.

 Do Atendimento/Encaminhamento Social

Os atendimentos individuais ou em grupo são realizados de acordo a demanda, e conforme necessidades os alunos e famílias são encaminhados aos recursos e serviços da comunidade, colaborando para a efetivação de direitos.

 Da Visita Domiciliar

A visita domiciliar permite classificar situações, considerar o caso com particularidade dentro do contexto sociocultural, das relações familiares e sociais bem como complementar dados.

 Da Entrevista

Para entrevista pessoal com os pais ou responsáveis são utilizadas e integradas entre si técnicas avaliativas de catarse de apoio, explicativa e reflexiva, bem como de observação sensível.

Para mais informações entre em contato com a secretaria pelo e-mail: contato@olivetano.com.br,
telefone (11) 2957-2178 ou clique no botão ao lado para falar diretamente no whatsapp do colégio.

Open chat